Workshop virtual Acervo Arqueológico da UHE Balbina

Data da Publicação: 28/04/2021

O evento é resultado de dois projetos de pesquisa coordenados por Rhuan Carlos Lopes, docente IH/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e PPGA/UFC-Unilab: História e memória do acervo Arqueológico da UHE Balbina, Amazonas e Curadoria, análise, conservação e Educação Patrimonial do acervo arqueológico da UHE Balbina, Presidente Figueiredo-Amazonas.


O evento é resultado de dois projetos de pesquisa coordenados por Rhuan Carlos Lopes, docente IH/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e PPGA/UFC-Unilab: História e memória do acervo Arqueológico da UHE Balbina, Amazonas Curadoria, análise, conservação e Educação Patrimonial do acervo arqueológico da UHE Balbina, Presidente Figueiredo-Amazonas. Pesquisas realizadas em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a partir da coordenação adjunta de Juliana Rossato Santi, e Inside Consultoria Científica. Os trabalhos possuem financiamento da Eletrobras.
 
O evento pretende apresentar os resultados parciais das pesquisas desenvolvidas junto a um dos maiores acervos arqueológicos do Brasil, o da Usina Hidrelétrica de Balbina, localizada no estado do Amazonas. Desde 2019 uma equipe multidisciplinar e interinstitucional atua na curadoria, análise e conservação de um conjunto de mais de um milhão e meio de vestígios coletados ao longo do rio Uatumã na década de 1980. Os dados preliminares apontam para a longa ocupação humana na região e para as diferentes formas de construção da paisagem local. Além disso, as atividades de Educação Patrimonial, associadas aos projetos, possibilitaram a fruição das pesquisas junto às comunidades locais, o que gerou também dados sobre os entendimentos acerca da cultura material arqueológica.
 
O evento será inteiramente online, através das redes sociais da Inside Consultoria Científica (@insideconsultoriacientifica). Para receber a certificação de 12 horas, a inscrição deverá ser realizada através do e-mail arqueobalbina@gmail.comentre os dias 12 de abril e 09 de maio de 2021.