Semana Acadêmica do Curso de Arqueologia UNIR


A Semana Acadêmica do Curso de Arqueologia UNIR, é um evento anual, desenvolvido pelo CAREM (Centro Acadêmico) em conjunto com técnicos e docentes do DARQ. O principal objetivo dessa semana é promover interação entre as pesquisas dos alunos desta instituição e de outros pesquisadores que trabalhem principalmente no âmbito da Arqueologia Amazônica, no intuito de gerar a divulgação desses conhecimentos, apresentando ao público as diferentes vertentes e práticas da ciência arqueológica, de forma a estimular a reflexão, interação e a compreensão desta ciência; bem como incentivar a disseminação de informações científicas geradas pelas pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento.

A I Semana Acadêmica de Arqueologia foi realizada em 2011, com o Tema: Arqueologia em Rondônia. 

A II Semana Acadêmica de Arqueologia, foi realizada no ano de 2013 e teve como tema: "Arqueologia das terras amazônicas".

A III Semana Acadêmica de Arqueologia, foi realizada em 2014, com o tema: Arqueologia na Amazônia: variabilidade cultural e enfoques metodológicos” e contou com o apoio do CNPq.

A VI Semana Acadêmica de Arqueologia foi realizada em 2016, junto com a III Reunião da Regional Norte da Sociedade de Arqueologia Brasileira intitulada “Arqueologia e Comunidades tradicionais” e também contou com o apoio do CNPq.

A V Semana Acadêmica de Arqueologia foi realizada em 2018, intitulada “Arqueologia e Resistência: Os desafios da Contemporaneidade”.

A VI Semana Acadêmica de Arqueologia, foi realizada em 2019 com o tema: "Arqueologia Amazônica no século XXI: a história que a história não conta".