Reserva Técnica Arqueologia


A Reserva Técnica dos Acervos Arqueológicos do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Rôndonia (DARQ/UNIR) compõe, juntamente com outros espaços, como os laboratórios e o Centro de Documentação (CDPA), uma Instituição de Guarda e Pesquisa no Cadastro Nacional das Instituições de Guarda e Pesquisa (CNIGP) do Centro Nacional de Arqueologia (CNA) do Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Tem como principais objetivos salvaguardar e difundir o patrimônio arqueológico, por meio de estudos, documentação e circulação dos conhecimentos produzidos para fins de ensino, pesquisa e extensão, mantendo intercâmbio científico e cultural com outras instituições.

 

O acervo arqueológico da Reserva Técnica do DARQ/UNIR é composto por coleções de sítios arqueológicos escavados por docentes e discentes, no âmbito das disciplinas de prática de campo da grade curricular do curso de Graduação em Arqueologia, ou relacionadas aos endossos institucionais a projetos de Arqueologia Preventiva no licenciamento ambiental, assim como as doações realizadas por moradores da região. Possui fragmentos de vasilhas cerâmicas, rochas lascadas e polidas (líticos), carvões, sementes, restos ossos faunísticos, vidros, louças e metais.

 

Para a conservação dos materiais arqueológicos são adotados procedimentos de coleta, curadoria, análise e acondicionamento, e na Reserva Técnica é necessário controlar a temperatura, poluição, luz e os ataques biológicos, ter precauções no manuseio dos objetos e na segurança do prédio. A conservação busca prolongar a vida dos objetos, preservando suas características físicas, históricas, estéticas, e os seus significados culturais, sentimentais e espirituais. Assim, a cultura material fica disponível e acessível a pesquisadores e comunidades, pelo maior tempo possível.

 

O DARQ/UNIR promove visitações a Reserva Técnica e ações educativas, como oficinas e mostras de materiais, para divulgar e tornar acessível o patrimônio arqueológico salvaguardado. Uma equipe composta por curador (a), técnicos (as) e estudantes de Arqueologia desenvolve, além das atividades de conservação e documentação, ações educativas e culturais para a extroversão das coleções e conhecimentos adquiridos por meio da pesquisa, as quais podem ser agendadas através do e-mail: arqueologia@unir.br.

 

Endereço: Prédio 2P, Campus José Ribeiro Filho, BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059, Porto Velho/RO

 

 

Resolução 291 de 28 de Dezembro de 2020 (Processo 999119624.000053/2020-50)

Portaria de Coordenação da Reserva Técnica dos Acervos Arqueológicos (2020-2022)

 

Regimento Interno da Reserva Técnica dos Acervos Arqueológicos (RT-DARQ/UNIR)

Regimento RT Anexo 1 (TERMO DE COMPROMISSO DE ACONDICIONAMENTO DE ACERVO ARQ)

Regimento RT Anexo 2 (TERMO DE RECEBIMENTO DE COLECOES ARQUEOLOGICAS)

Regimento RT Anexo 3 (TERMO DE DOACAO)

Regimento RT Anexo 4 (FORMULARIO PARA ACESSO E CONSULTA A COLECAO)

Regimento RT Anexo 5 (TERMO DE EMPRESTIMO)

Regimento RT Anexo 6 (TERMO DE AUTORIZACAO DE USO DE IMAGEM)

 

Curadora Doutora Silvana Zuse (e-mail:silvanazuse@unir.br)

Servidora Museóloga Evânia de Lima Barros (e-mail: evaniab@unir.br)

E-mail: rtdarq@unir.br