Laboratórios de Ensino e Pesquisa


O Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Rondônia (DARQ/UNIR) possui laboratórios que integram, juntamente com a Reserva Técnica e o Centro de Documentação (CDPA), a instituição de Guarda e Pesquisa (CNIGP/CNA/IPHAN). Os laboratórios fornecem suporte as atividades didáticas, de pesquisa e extensão do DARQ/UNIR, promovendo a preservação do patrimônio arqueológico, através de atividades de conservação, pesquisa e extensão, e do intercâmbio científico e cultural com outras instituições.

Nos laboratórios são desenvolvidas as atividades de higienização, numeração e acondicionamento dos materiais arqueológicos provenientes das pesquisa de campo. Tais procedimentos buscam viabilizar a preservação da integridade dos diferentes tipos de materiais, o estudo e o acesso as coleções arqueológicas. Também são realizadas as análises dos diferentes tipos de materiais arqueológicos, buscando identificar os diferentes modos de fazer e utilizar, os quais variam em cada sociedade, pois são tradicionais e transmitidos ao longo das gerações.

Nos laboratórios de Arqueologia são utilizados ferramentas e equipamentos como pincéis de cerdas macias, bandejas, lupas binoculares, paquímetros, computadores, câmeras fotográficas, entre outros. Todas as atividades são documentadas por meio de fichas, relatórios e fotografias.

Atividades didáticas são desenvolvidas em todos os espaços de laboratório, indispensáveis na formação de estudantes do curso de graduação em Arqueologia, através das experiências práticas nas disciplinas práticas de curadoria e análise que compõe a grade curricular e nos projetos de pesquisa e extensão. Pesquisas são geradas em todo o processo, desde a escavação até a extroversão das coleções arqueológicas, incluindo os dados gerados, documentados e analisados nos laboratórios.

O DARQ/UNIR promove visitações e ações educativas nos laboratórios, como oficinas e mostras de materiais, visando a comunicação dos métodos e técnicas próprios da Arqueologia e os resultados obtidos nas pesquisas. Uma equipe composta por coordenado (a), técnicos (as) e estudantes de Arqueologia desenvolve, além das atividades de conservação, documentação e análise, ações educativas e culturais, as quais podem ser agendadas através do e-mail: arqueologia@unir.br.

Endereços:

Laboratório I: Biotério, junto aos Prédios do Curso de Medicina, Campus José Ribeiro Filho, BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059, Porto Velho/RO

Laboratório II: Prédio 2P, Campus José Ribeiro Filho, BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059, Porto Velho/RO

 

Regimento Interno dos Labs Arqueologia

RESOLUÇÃO Nº 128, DE 01 DE OUTUBRO DE 2019

Portaria de Coordenação Labs DARQ (2020 - 2022)

 

Coordenadora Mestra Elisangela Regina de Oliveira (e-mail: elisoliveira@unir.br)

Servidora Arqueóloga Glenda Maria Bastos Félix (e-mail: glenda.felix@unir.br)