PIBIC DARQ UNIR


Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica - PIBIC/UNIR/CNPq

 

Finalidade

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

Objetivos Específicos

 Em relação às instituições:

a) incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação científica;

b) possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação; e

c) qualificar alunos para os programas de pós-graduação.

 Em relação aos orientadores:

 - estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural.

Em relação aos bolsistas:

- proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Compromissos da Instituição

Convidar anualmente um Comitê Externo constituído de pesquisadores com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, com o objetivo de participar do processo de seleção e de avaliação do Programa.

(Resolução Normativa 017/CNPq/2006)

 

No âmbito institucional, o PIBIC é gerenciado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPESQ e, com base na Resolução Normativa 017/CNPq/2006 e na Resolução n.° 178/2007/CONSEA/UNIR, constitui-se na contrapartida Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Os ciclos do PIBIC possuem vigência de doze meses, iniciando em agosto e finalizando em julho do exercício subsequente. O processo de inscrição do PIBIC/UNIR ocorre anualmente por meio digital, a partir do preenchimento de formulários e anexação de documentos no Sistema InfoPIBIC, dispensando vias impressas e/ou formalização de processos via SINGU, atendendo ao cronograma estabelecido no Edital e Calendário Anual deste Programa.